O papel da escola no debate sobre cibersegurança

Este e-book busca fornecer dados e informações para auxiliar escolas no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso consciente das redes sociais e dos aplicativos de mensagem entre crianças e adolescentes. A disciplina de Pensamento Computacional pode ser uma grande aliada neste contexto.

Com o uso da tecnologia e em um mundo cada vez mais conectado, situações que antes aconteciam nos corredores das escolas hoje estão presentes nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem.


O tema precisa estar no foco das escolas desde a Educação Infantil. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Ipsos, em 2018, o Brasil foi o segundo país do mundo com mais casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes, atrás apenas da Índia.


Nesse sentido, cabe à escola promover um ambiente seguro para os alunos. O Pensamento Computacional pode ser valioso nesse sentido, pois tem um papel significativo em educar os estudantes sobre sua responsabilidade como produtores e consumidores de conteúdo no ambiente online.

Preencha o formulário

para baixar o e-book!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Você vai ler sobre:

Escolas e ambiente digital: qual a relação?

Cyberbullying: como identificar e o que fazer no ambiente escola

Crimes cibernéticos

4 dicas para trabalhar cibersegurança nas escolas

Privacidade na internet