Resolução de problemas na Educação Básica

Tecnologia

nas escolas:


Benefícios para os estudantes hoje e no futuro

Conheça os benefícios do pensamento computacional e do empreendedorismo na formação dos estudantes 

Uma das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as aprendizagens essenciais da Educação Básica, diz respeito à resolução de problemas. A macrocompetência número 2 se refere a “investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”


Para isso, recomenda “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade".


Uma das formas de desenvolver nos alunos essas habilidades relacionadas à resolução de problemas é por meio do trabalho com o pensamento computacional, o empreendedorismo e a cultura maker. Essas abordagens buscam soluções criativas para os desafios do dia a dia, de uma forma prática, colaborativa e “mão na massa”. E utilizam metodologias ativas de ensino e aprendizagem, que dão protagonismo ao estudante e desenvolvem competências cognitivas, sociais e emocionais.


Neste e-book, vamos explorar a importância da resolução de problemas na escola e nos âmbitos pessoal e profissional.


Abordaremos também como a formação de professores pode incentivar essa prática e apresentaremos exemplos de como trabalhar essas competências no ambiente escolar.  Boa leitura!

O uso de tecnologia nas escolas e o papel da tecnologia na educação vêm provocando um intenso debate. Entre as principais questões discutidas estão a sua efetividade em melhorar o processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade em democratizar o conhecimento e reduzir as desigualdades educacionais.


A Importância das Habilidades Digitais

De acordo com o estudo “A tecnologia na educação: uma ferramenta a serviço de quem?”, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as habilidades digitais tornaram-se parte de um pacote de competências básicas para os profissionais do século XXI.


Transformações na Sala de Aula

A adoção de recursos tecnológicos trouxe muitas mudanças para a sala de aula, incluindo:


  • Acesso Ampliado à Informação: Permite que os estudantes aprendam sozinhos e criem comunidades.
  • Conexão com Pares e Professores: Facilita a comunicação e a colaboração.
  • Personalização da Aprendizagem: Adapta o ensino às necessidades individuais dos alunos.
  • Atividades Colaborativas: Promove o trabalho em grupo e a criação de conteúdos em diversos formatos.
  • Monitoramento em Tempo Real: Permite acompanhar o progresso dos alunos de forma contínua.
  • Acessibilidade: Oferece suporte para estudantes com necessidades especiais.


Baixe agora o nosso e-book e descubra como a tecnologia pode revolucionar o ensino e a aprendizagem.


Boa leitura!

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